O Ano Litúrgico é o “Calendário religioso”. É a celebração da vida de Jesus Cristo ao longo de um ano. Não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. O Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do Natal. Tem como base as fases da lua. Compõe-se de dois grandes ciclos: o Natal e a Páscoa. São como dois pólos em torno dos quais gira todo o Ano Litúrgico. Pode ser dividido de duas formas:
POR CICLOS: Que é o período que acontecem fatos importantes a partir de um acontecimento. O ciclo do Natal formado por: Natal, Sagrada Família, festa da Mãe de Deus, Epifanía e Batismo. O ciclo da Páscoa, formado por: Quaresma, Semana Santa, Tríduo Pascal, Páscoa, Domingos da Páscoa (Ascensão) e Pentecostes.
POR TEMPOS: Tempo do Advento (quatro domingos, antes do Natal), Tempo do Natal (até o Batismo do Senhor), Tempo da Quaresma (cinco domingos antes da Semana Santa), Tempo do Tríduo Pascal (Quinta Feira Santa, Sexta Feira Santa e Sábado Santo), Tempo Pascal (da Páscoa até Pentecostes) e Tempo Comum (34 domingos, assim distribuídos: da festa do Batismo do Senhor até o início de Pentecostes; de Pentecostes até o 34º Domingo do Tempo Comum).
0 comentários: