sábado, 22 de fevereiro de 2014

Festa da Cátedra de São Pedro

Postado Por: Marcelo Moura  |  Em:




“A cátedra de Pedro, é a igreja principal da qual nasce a unidade episcopal” (ad Petri cathedram et ad ecclesiam principalem unde unitas sacerdotalis exorta est). - São Cipriano, Bispo de Cartago, século III.

São Pedro entronizado, pintura de Gitto.[1]

No dia 22 de outubro a Igreja celebra a Cátedra de Pedro. Esta festa origina-se no século IV, quando era costume celebrar-se nos principais bispados a data de entronização de seu primeiro bispo. Mas somente a comemoração do início do episcopado de São Pedro em Roma é que se estendeu para toda a Igreja, haja vista que as outras festas eram sempre locais. Esta festa está ligada também à veneração da relíquia da cadeira usada por São Pedro, que ainda encontra-se guardada num relicário esculpido por Bernini na ábside da atual Basílica de São Pedro. As cadeiras dos apóstolos eram utilizadas pelos defensores da fé católica como uma prova contra os que negavam a origem apostólica dos bispados de Roma, Antioquia, Alexandria e Jerusalém.[2]

Mas, além desses dados históricos, o sentido maior da festa de hoje é celebrar o Papado como sinal de unidade da Igreja, como garantia e salvanguarda do precioso Depósito da Fé.

[1]A imagem que ilustra essa postagem é um detalhe do "Tríptico Stephaneschi", retábulo pintado por Giotto em princípios do século XIV, sob encomenda do Cardeal Stephaneschi, para adornar o altar-mor da antiga Basílica de São Pedro. Atualmente encontra-se exposto na Pinacoteca dos Museus Vaticanos. No detalhe podemos ver São Pedro entronizado em uma Cátedra exibindo as Chaves, símbolo de seu poder e ministério como Sumo Pontífice na Igreja. Aos seus pés estão o Cardeal-Diácono Stephaneschi com mitra e dalmática oferecendo-lhe o retábulo e do lado direito vemos São Pedro Celestino com mitra e vestes de eremita.

[2]Para maiores informações históricas, vide: WALL, Anton De. Verbete "Cátedra de Pedro". In: Enciclopedia Católica.











0 comentários:

Papa Francisco

Papa Francisco

:

"Apesar dos nossos pecados, podemos repetir como Pedro: Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que Te amo."

ASSINE NOSSO E-MAIL É GRATIS.